Ser curioso é uma virtude que trará conhecimentos inexplicáveis e novas formas de ver o mundo...
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Curiosidades das Copas do Mundo FIFA
O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial da Fifa, divulgado em 15 de março de 2006, com 835 pontos. Em 2002, o país estava na segunda posição, ao lado da Argentina, com 784 pontos. Agora, nossos vizinhos caíram para a quarta colocação, tendo apenas 765 pontos. Em segundo, vem a República Tcheca (789 pontos) e, em terceiro, a Holanda (788 pontos).
A camisa de algumas seleções da Copa do Mundo de 2002 tem duas camadas: a primeira expele o suor e a outra, mais larga, permite a criação de uma corrente de vento próxima ao corpo, suficiente para refrescar o jogador.
Embora seja o atleta do século, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, participou apenas de 14 partidas nos mundiais. Dunga e o goleiro Taffarel, por exemplo, disputaram quatro jogos a mais.
Brasil e Argentina foram campeões em cartões na Copa de 2002, realizada na Coréia e no Japão. Cada país levou oito para casa.
De acordo com as novas regras do futebol da Fifa, o goleiro não pode segurar a bola por mais de 6 segundos se estiver parado.
A televisão entrou em campo, pela primeira vez, em 1936. A idéia coube à Alemanha de Hitler, que fez uma transmissão experimental de um jogo entre alemães e e italianos.
A Copa do Mundo de 1958 foi transmitida ao vivo para toda a Europa. Já o primeiro campeonato mundial transmitido via satélite para o mundo inteiro foi o do México, em 1970.
Copa do Mundo é sinônimo de audiência. Calcula-se que a final do torneio de 1998, entre Brasil e França, foi assistida por 1,3 bilhão dos 6 bilhões de habitantes do planeta.
A Federation Internationale de Football Association (Fifa) tem mais países filiados do que a Organização das Nações Unidas (ONU) – são 204 contra 189.
O Japão investiu cerca de 6 bilhões de dólares para sediar a Copa de 2002.
O estádio Sapporo Dome, localizado no norte do Japão, sediava, até 2001, apenas campeonatos de beisebol. Para as três partidas da Copa do Mundo que acontecerão lá, os japoneses investiram 470 milhões de dólares na construção de um campo de futebol com grama importada dos EUA. Uma plataforma de 8 mil toneladas transporta todo o gramado para fora do estádio, por meio de uma abertura lateral para que pegue sol. Tudo para que o estádio possa continuar apresentando os seus jogos de beisebol.
Militares chineses, no ano 3 a.C., treinavam para a guerra praticando o tsu´chu (tsu: lançar com o pé / chu: bola). Duas equipes se enfrentavam tentando levar uma bola, com os pés, até uma rede estendida entre bambus.
A primeira Copa que os brasileiros acompanharam ao vivo, pelo rádio, foi a de 1938, realizada na França.
A Copa de 50 foi a última em que o Brasil vestiu camisas brancas. Com a derrota, na partida final, o time preferiu usar camisas de cor amarela, buscando evitar que a falta de sorte se repetisse.
A rede francesa de televisão TF1 cobraria US$193 mil por um comercial de 20 segundos durante a decisão do mundial de 2002, caso a seleção francesa fosse uma das finalistas.
O exército dos EUA ajudou na segurança da última Copa. A Coréia do Sul recebeu 37 mil soldados norte-americanos.
Cada árbitro corre, em média, doze quilômetros por partida. Por isso, os 36 juizes e os seus assistentes que participaram da Copa de 2002 foram submetidos a testes físicos.
Calcula-se que 1 bilhão de pessoas assistiram à final da Copa de 2002 entre Brasil e Alemanha pela televisão. O futebol é o esporte mais praticado em todo o planeta. Dados da Fifa reúnem 204 países.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário