Apesar da voz de Daniel Radcliffe ter falhado durante as filmagens, ele fala todas as falas no filme. As cenas foram filmadas em ordem e sua voz muda gradativamente ao desenrolar do filme. Portanto foi um erro de um tablóide londrino que tinha divulgado que um outro ator mirim tinha dublado a voz de Radcliffe.
Aconteceu uma grande manifestação popular em Gloucester na Inglaterra quando foi anunciado que a Catedral local seria usada para algumas cenas de Hogwarts. Protestos foram escritos para todos os jornais locais, alegando que era uma blasfêmia e prometeram impedir o acesso da equipe do filme. No final, apenas um protestante apareceu, vestido de queijo suiço. As filmagens correram sem maiores problemas.
O filme é conhecido como "Harry Potter e a Pedra Filosofal" em todo o mundo menos nos Estados Unidos, que é conhecido como "Harry Potter e a Pedra Feiticeira". Portanto toda cena em que a pedra filosofal era mencionada foi filmada duas vezes, uma vez como "philosopher" e outra como "sorcerer".
O filme bateu o recorde nos Estados Unidos como o que estreou em o maior número de cinemas na história: 3762.
Richard Harris só aceitou o papel de Albus Dumbledore depois que sua neta de onze anos de idade ameaçou nunca mais falar com ele e desligando o telefone na sua cara antes mesmo que ele pudesse responder.
Segundo os livros, o aniversário de Harry Potter é tido como em algum dia de julho. Para efeito publicitário, foi anunciado que a autora J. K. Rowling e os atores Daniel Radcliffe e Richard Griffins faziam aniversário no mesmo dia 31 de julho, supostamente o mesmo de Harry Potter. Depois porém foi revelado que Radcliffe faz aniversário mesmo em 23 de julho. O estúdio declarou que foi apenas uma falha e não uma tentativa de sensasionalismo nas coincidências.
A autora J. K. Rowling insistiu que todo elenco fosse britânico. Porém existe uma pequena exceção. Verne Troyer nasceu em Michigan nos Estados Unidos e faz o papel de Griphook, o segundo Goblin no Banco de Gringots.
No troféu que tem o nome do pai de Harry existem inscrições adicionais de M. McGonagall e R. J. H. King.
O fantasma Peeves teve até suas cenas filmadas mas foram excluídas da versão final do filme.
Em um dado momento, quando Harry, Ron e Hermione estão indo encontrar Hagrid e ele está tocando flauta, a música que ele está tocando é a trilha sonora de Harry Potter.
Um gato usado no filme fugiu durante as filmagens e voltou dois dias depois.
O nome do gato (Mrs. Morris) não é mencionado em nenhum momento no filme.
A Reuters anunciou em 9 de julho de 2001 que um alto escalão na Associação Inglesa de Bruxos estava aborrecido com a decisão do estúdio de ter os atores voando com as vassouras ao contrário, ou seja, com os lado da escova atrás da pessoa. Kevin Carlyon alega que nos séc. 16 e 17 desenhos mostram que as vassouras eram utilizadas com a escova para frente. Carlyon jogou um feitiço contra a Warner Bros. de que o filme não iria bem até que eles consertassem seu erro.
Dentre os quadros na escada, pode-se claramente ver uma pintura de Anne Boleyn, a segunda esposa do rei Herry VIII e mãe da rainha Elizabeth I. Anne Boleyn foi popularmente conhecida por ser um bruxa.
O cargo de diretor foi oferecido a Steven Spielberg, mas depois recusado. Ele teve desavenças com a escritora J. K. Rowling quanto ao elenco inteiramente inglês. Ele queria que Haley Joey Osment fizesse o papel de Harry Potter.
Existe uma inscrição no espelho de Osjed que diz: "Erised stra ehru oyt ube cafru oyt on wohsi". Lendo a inscrisão de trás para frente: "I show not your face but your heart´s desire" (Eu não mostro sua face mas o desejo de seu coração).
A cabana usada durante as filmagens como a cabana de Hagrid foi demolida em caso de alguns fãs do filme quisessem aborda-la.
Duas corujas foram utilizadas para fazer Hedwig: Gizmo e Sprout.
A cena da plataforma 9 3/4 foi filmada em King Cross, mas nas plataforma 4 e 5.
Nenhum comentário:
Postar um comentário