Ser curioso é uma virtude que trará conhecimentos inexplicáveis e novas formas de ver o mundo...
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Antártida... ou Antártica
Dizer Antártida ou Antártica está correto...
Na Antártida não há bactérias e em razão disto, alimentos podem ser consumidos após anos sem uso, não existe também o mofo, nem latas enferrujam e nem alimentos apodrecem.
Os blocos de gelo flutuantes (icebergs) são formados por água doce? O gelo tem uma densidade ao redor de 0,91 da densidade da água a 4º C. Por isso ele bóia nos copos de água. Ele é mais leve do que a água.
Só existem duas estações: verão com 6 meses de sol (não existem noites) e inverno com 6 meses de escuridão (não existem dias)
Calcula-se que a Antártida tenha
cerca de 14 000 000 km2.
Seu contorno é irregular com apenas
duas reentrâncias: o Mar de Weddell
e o Mar de Ross.
Na Antártida a espessura do gelo
chega a atingir 4 km formando
grandes inlandsis que recobrem
a superfície.
Cerca de 98% da superfície da Antártida é recoberta por geleiras. Estas dão origem aos icebergs que flutuam à deriva pelo mar. O gelo Antártico, que soma 30 milhões de km3, representa mais de 90% da água doce do planeta e é uma riqueza estratégica para o futuro: se todos os rios do mundo fossem alimentados por esse gelo, correriam perenes por pelo menos 600 anos.
A temperatura mais baixa já registrada na Terra foi na Antártida, na base científica russa de Vostok: -89,2º C no dia 21 de julho de 1983.
A Antártida é mais fria do que o Ártico devido às elevadas altitudes e aos blizards. Em conseqüência de temperaturas tão baixas.
No inverno a área da Antártida é maior devido à formação de uma capa de gelo que circula o continente. Essa camada variável é chamada de banquisa.
Mais de 9 mil fragmentos de meteoritos já foram recolhidos na Antártida. Dentre eles, um meteorito de 4 bilhões da anos que, aparentemente, se desprendeu de Marte.
Oceano Curioso...
Os cientistas sabem mais sobre a superfície da lua do que do fundo do mar. A água dos oceanos cobre 71% da superfície da Terra. Sem dúvida, mais de dois terços debaixo da terra não tenha sido explorada por eles. Na realidade somente 5% do fundo do oceano foi registrado em mapas.
É mais fácil boiar no Mar Morto do que em um dos oceanos. Quanto mais alta seja a quantidade de sal, a água é mais densa e flutua-se melhor. Ainda que os oceanos estejam cheios de água salgada, não são os corpos de água que contem mais sal. Tanto o Mar Morto em Israel, assim como o Grande Lago Salgado em Utah são mais salgados.
Não muito longe de Maine, durante a troca das marés a água pode elevar-se a uma altura de quatro pés. A Baía de Fundy encontra-se na costa leste do Canadá, entre as províncias de Nova Brunswick e Nova Escócia. Neste lugar a diferença entre a maré alta e a baixa pode ser 13,25 m. (43 ½ pés). Duas vezes ao dia, milhões de toneladas de água salgada entram e saem da baía – uma quantidade similar a toda água doce que flui pelos rios do mundo.
Ao ver seu nome, pode-se saber que tipo de embarcação é qualquer um dos navios da Armada dos Estados Unidos. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Armada dos Estados Unidos começou a batizar seus navios mediante a um sistema o qual continua utilizando hoje em dia. Os encouraçados recebiam o nome de um estado. Os destroyers levam o nome de alguma pessoa, já falecida, que esteve relacionada com a Armada ou a Infantaria da Marinha. Os submarinos recebiam o nome de algum peixe ou algum tipo de vida marinha. Os nomes dos navios hospital estão associados com palavras que sugerem bondade. E os navios armazém são batizados com o nome de um corpo celeste.
Assinar:
Postagens (Atom)